Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Como utilizar controle de acesso para a segurança de casas e empresas

Como utilizar controle de acesso para a segurança de casas e empresas

Quando falamos em segurança eletrônica, é normal pensarmos, primeiramente, em câmeras de segurança e sistemas de CFTV em geral, isso porque esses produtos foram, por muito tempo, os carros-chefes de projetos de segurança eletrônica. No entanto, uma categoria de equipamentos que vem se destacando e muito em grandes projetos é a de controle de acesso.

Quem possui um bem ou patrimônio certamente já pensou em como mantê-lo seguro e protegido das altas taxas de criminalidade mundo a fora. Antes vistos comumente como limitadores de “entra e sai” de pessoas (incluindo até mesmo chaves convecionais e porteiros humanos), os métodos de controle de acesso evoluiram – e muito – juntamente com as tecnologias que hoje compõem suas criteriosas funcionalidades, tornando-se ideais para quem busca mais proteção.

Como o controle de acesso pode auxiliar na segurança

Projetos de segurança eletrônica geralmente incluem uma variedade de sistemas, como câmeras de segurança, alarmes, controles de acesso e monitoramento remoto, mas já faz um tempo que controle de acesso deixou de ser apenas a definição categórica de produto que libera entrada e saída de pessoas. Com a evolução tecnológica das últimas décadas, equipamentos de controle de acesso passaram a desempenhar inúmeras funções, incluindo a de garantir mais segurança para pessoas e patrimônios.

Atualmente, o controle de acesso é uma parte fundamental dos sistemas de segurança eletrônica. Ele permite o controle de quem tem acesso a determinadas áreas, edifícios ou recursos, protegendo pessoas, propriedades e informações confidenciais com suas barreiras configuráveis e altamente precisas, capazes de gerar relatórios e apresentar dados em tempo real para administradores previamente determinados.

O controle de acesso é frequentemente usado em conjunto com outros sistemas para aumentar a eficácia da segurança eletrônica. Falando de modo simples, não há como coagir um equipamento de controle de acesso. Alinhado a outras ferramentas, como fechaduras elétricas, se uma pessoa não possui permissão cadastrada em sistema para entrar, a porta não irá abrir e ponto final, a não ser que ocorra uma liberação por quem tem acesso para fazê-la. Outro exemplo clássico é quando uma catraca – que também é um controle de acesso – é combinada com uma câmera capaz de identificar placas de automóveis. Partindo dessa identificação, a catraca irá abrir apenas para os veículos cadastrados ou liberados. É aí que o controle de acesso se classifica como uma forma altamente confiável de garantir segurança.

Também existem equipamentos de controle de acesso capazes de desempenhar mais de uma função em um sistema de segurança eletrônica. Alguns tornam desnecessária até mesmo a aquisição de outros produtos, como uma câmera, por exemplo. Isso porque muitos controles de acesso já possuem suas próprias câmeras integradas e que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo através de aplicativos para smartphones, permitindo monitoramento remoto de quem entra e sai de um determinado local.

Principais tecnologias de produtos de controle de acesso que podem ser utilizadas para aumentar segurança de pessoas e patrimônios

Controles de acesso podem ser projetados de diversas formas, desde sistemas simples com leitores de cartões e tags, até sistemas mais avançados e seguros, como reconhecimento facial ou biometria digital. Controles de acesso modernos possuem conexão com a internet ou outras redes, permitindo o acesso remoto e monitoramento em tempo real de qualquer lugar.

Os chamados terminais de controle de acesso podem ser usados para controlar o acesso a edifícios, residências, condomínios, empresas, entre outros. Esses sistemas incluem tecnologias como leitores de cartão ou tags, leitores de impressões digitais, reconhecimento facial e outros dispositivos biométricos para autenticação de usuários. Alguns sistemas de controle de acesso também incluem recursos de monitoramento, como câmeras e sensores de movimento.

As tecnologias de controle de acesso que utilizam biometria digital e reconhecimento facial estão cada vez mais populares e são vistas como as mais eficientes, especialmente em locais onde a segurança é uma prioridade. Essas tecnologias são consideradas mais seguras do que as tradicionais, como senhas e cartões de acesso, pois são mais difíceis de serem falsificadas, roubadas ou perdidas. Dificilmente alguém conseguirá burlar um controle de acesso que exige reconhecimento facial ou biométrico de qualquer forma.

A biometria digital é uma tecnologia que usa características físicas ou comportamentais únicas de uma pessoa para verificar sua identidade. Alguns exemplos de biometria digital incluem reconhecimento de impressões digitais, reconhecimento facial e reconhecimento de voz. Através dessa tecnologia, características do usuário do equipamento são comparadas com bancos de dados extremamente seguros e precisos para, então, liberarem determinados acessos.

O reconhecimento facial é uma das tecnologias de biometria digital mais populares e seguras. Ele utiliza algoritmos para analisar as características faciais de uma pessoa, como a distância entre os olhos, o formato do rosto e a posição dos elementos faciais para reconhecer sua identidade. O reconhecimento facial é usado em uma variedade de aplicações, incluindo aeroportos, edifícios governamentais, smartphones, etc.

Melhores equipamentos de controle de acesso para segurança

Quem está buscando por um controle de acesso capaz de elevar a segurança de pessoas ou patrimônios, certamente deve considerar investir um modelo com tecnologia de reconhecimento facial. Como mencionado anteriormente, essa tecnologia é conhecida como uma das mais seguras disponíveis no mercado mundial.

Hoje em dia, existem modelos de terminais de controle de acesso com reconhecimento facial para as mais diversas necessidades, incluindo produtos capazes de cadastrar e autenticar milhares de faces para projetos maiores ou, então, produtos para projetos menores com excelente custo-benefício.

Um deles é o K1T343MWX, da Hikvision, marca líder mundial do segmento de segurança eletrônica. Esse controle de acesso com reconhecimento facial é compacto, de fácil instalação e possui inúmeras formas de evitar fraudes integradas em suas configurações. Ficou curioso? Assista abaixo um review desse equipamento ideal para os mais variados projetos:

Comentários
Write a Comment Fechar formulário de comentário
Fale com um especialista